Categorias

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O RA-TIM-BUM, verdade ou mito da internet?

Está correndo como rastro de fogo pela internet o e-mail transcrito abaixo que disserta sobre o RA-TIM-BUM presente no velho e conhecido "Parabéns a você" cantado em nas festas de aniversário no Brasil. Eis o texto:

 

 

RATIMBUM

É uma palavra mágica usada pelos magos pérsias na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.

 Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem.

O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum

(isso significa: eu amaldiçôo você) muitos não sabem, mas os demônios  se divertem em muitas festas até cristãs.

Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno.

Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.

Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do  maligno é essa: festejar a ruína do homem.  

Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV (castelo ratimbum) que significa "castelo da maldição".

Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Irmãos tomemos muito cuidado. Passem isso adiante.

Que Deus nos guarde!

Detalhe que depois de dizer ratimbum,  se pronúncia o nome do aniversariante várias vezes...

Vamos nos atentar para isso irmãos.

 

Alguns irmãos, inclusive eu, pesquisaram sobre o assunto a fim de que não se espalhem males entendidos no meio do povo de Deus. O mais completo e sintético estudo nos foi passado pelo irmão Gustavo Serafim, suas palavras estão a seguir:

 

 

Mais abismado do que com a criatividade em se criar "lendas urbanas" as vezes até com supostas "fontes" eu fico é pasmo de ver como essa combinação crentes + internet + lendas tomam proporções absurdas.

Tenho a felicidade de ter nascido em um lar evangélico e de ter acesso a internet já a bastante tempo. Com isso, e mais uma certa curiosidade em conferir a veracidade das coisas que circulam na net (o mínimo que todos deveriam fazer) resolvi escrever sobre o assunto.

 

Como se já não bastasse aquele email sem noção e que enche o saco de tanto receber, sobre um filme  chamado 'Corpus Christis' que vai sair em breve (detalhe que vai sair em breve desde 2001 que circula este email!!) contendo cenas de relações homossexuais, agora tem este do RÁ-TIM-BUM.

 

Como diz em Oséias 4:6, "O meu povo é destruído por falta de conhecimento".

 

Ainda no caso do email do filme, acreditem que teve (e ainda deve ter) igrejas orando e fazendo campanhas contra a veiculação de um filme que nunca nem existiu!!!!

 

Da mesma forma, agora que está na moda algumas palavrinhas no nosso CRENTÊS, a palavra maldição ganha mais força do que deveria.

 

Bom, pra isso aqui não ficar muito comprido e ninguém ler,  vou falar só do email do rá-tim-bum e pronto.

Pra variar um pouquinho, nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação etc. ou seja, não são fontes confiáveis.

 

Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil?

 

Bem, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

 

Além disso, existe também uma teoria bem interessante e bem aceita no meio acadêmico como você pode conferir na Revista FAPESP (http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf) que o bordão "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. "É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. "É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" . "Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: "Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum" . Como isso foi parar no Parabéns a você? "Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.

 

De qualquer forma este tipo de "criação" sempre vai existir, acreditem que tem um igreja de uma cidade vizinha aqui que trocou o parabéns por vembens porque você está "profetizando" pra parar os bens para a pessoa!! Aí, como diz meu pai, tenha a santa paciência, viu!

 

 Provérbios 26:2 - "Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não encontra pouso"

 

Até a próxima!

 

Gustavo Serafim

 

Postado por Edmilson Severino

54 comentários:

Ministério Gilson Abreu disse...

Graça e paz muito coerente!! Deus vos abençoe. Recebi o respectivo email, E lembrei-me de Jesus: "errais por não examinais..."
Em Cristo, Pb. Gilson R. Abreu
gilroab@gmail.com

P.S: Não interessaria uma parceria de divulgação?

maria angelica disse...

Tenha santa paciencia mesmo! Isto é verdade, hoje mesmo na festinha do meu priminho que fez 2 aninhos o pastor comentou sobre esse tal do significado da palavra RATIMBUM, e não deixou ninguem cantar, eu fiquei curiosa e vim buscar fontes na net, mais encontrei o que eu imaginava, a lenda ainda esta circulando pela internet. Mais fico feliz por não ser só eu que não acreditei!

WebPCamaral disse...

A paz do Senhor!

Recebi também este email e usei seu texto, por sinal muito bom, para esclarecer aos meus leitores. E já estou seguindo seu blog.

Meu nome é Paulo Cesar Amaral do blog PC@maral http://blogdopcamaral.blogspot.com

Convido a fazer uma visita e se gostar vamos seguir um ao outro para saber das atualizações.

Deus te abençoe e ao Gustavo também!

Anônimo disse...

Comentário exelente! O povo de Deus precisa mesmo tomar consciência de que estamos sendo usados pra passar mentiras pela Internet pensando que são verdades. Nosso povo tem sido "simples como as pombas" mas esquecemos de procurar ser "astutos como as serpentes". Obrigada pelas informações. Que Deus o abençoe neste ministério de desmascarar as mentiras.
Leda Gilse

Anônimo disse...

Muito obrigado!

Anônimo disse...

fiquei curiosa e consegui acha aqui a verdade sobre esta mentira, vc estar de parabéns, e a paz de cristo, pois em cristo somos todos irmãos.

Anônimo disse...

ola a paz do senhor, quero receber este e-mail aguem mandé para mim por favor.paz

Conrado disse...

Quando recebi o E-mail em questão, graças a Deus não me deixei levar e com esse testo acima, fiquei ainda mais convicto que usam mentiras para alastrar o "mal".
Deus abençoe a todos.
Parabéns pelo Blog

Anônimo disse...

Acho isso besteira, a tantos tempos se fala nisso porque só agora a coisa explodiu.
Se tem algo a mais na letra ou não porque nao apareceu tempos anos., o lance é desde 1989 e só em 2009 que vcs trazem a existencia dos fatos. Quero saber de onde veio essa fonte, palavras ditas no vento nao adianta, quero fatos, relatos nao adianta. Creio que tem muito fanatismo no texto. As pessoas tem que se preocupar com a origem, foto, biografia e depois passsar esse rastro de informações;

Anônimo disse...

Bom gente não sei voces, mas voces não acham estranho celebrar um aniversário de criança que tenha velas acesas(normalmente destinadas a "santos"), doces,bolos (no candomblé é destinado a "cosme e damião") e uma cantoria (pra mim uma cantoria que nao tem o nome de Jesus ou exaltando seu nome não é bom).
pra mim parece mais com um "ritual".
A meu ver "na duvida não faça".
Deus abencoe a todos.

Anônimo disse...

Tbm. recebi esse tal e-mail, e fiquei curioso em saber a veracidade, pq muitas festas(natal, Pascoa, etc.) que os cristãos comemoram e suas simbologias veio do paganismo, foi introduzida dentro da igreja com uma roupagem cristã, sempre é bom tomar cuidado, por isso estou pesquisando pra ver se isso realmente procede, mais pelo jeito não. Abraço que o Senhor nos abençoe.

Anônimo disse...

Por que são acesas velas e apagadas as luzes? Por que o bolo? Por que foi introduzido em nossa cultura a festa de aniversário?
Como os hebreus comemoravam o aniversário no antigo testamento? Existe alguma referência? Isto era importante?
Por que Deus não deixou explicitamente claro nas escrituras o dia do nascimento de Jesus?
Qual seria o ponto de equilíbrio entre contaminação, brechas, santificação e religiosidade?
fbarros@bighost.com.br

Anônimo disse...

ai gente, calma aí senão pira hein

marcia dias disse...

Não sabia nada sobre o ra! tim! Bum!
Mas como cristão é um momento lindo de abençoar o aniversariante!
´Benção!Benção!é benção sobre benção!paz ! amor!
Alegria no Senhor!!!

Márcia Dias

Anônimo disse...

BOM... OS CRISTÃOS PRECISAM REALMENTE ESTA INFORMADOS

Unknown disse...

tbm fiquei assustado com este email porem fiquei mais tranquilo apos lê este texto...vlw pela força

Anônimo disse...

Como consideravam os primeiros cristãos e os judeus dos tempos bíblicos as celebrações de aniversários natalícios?
“A noção de uma festa de aniversário natalício era alheia às idéias dos cristãos deste período, em geral.” — The History of the Christian Religion and Church, During the Three First Centuries (Nova Iorque, 1848), Augusto Neander (traduzido por Henry John Rose), p. 190.
“Os hebreus posteriores consideravam a celebração de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra, conceito que era abundantemente confirmado pelo que viam nas observações comuns associadas com tais dias.” — The Imperial Bible-Dictionary (Londres, 1874), editado por Patrick Fairbairn, Vol. I, p. 225.
Qual é a origem dos costumes populares associados com as celebrações de aniversários natalícios?
“Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração — com o requinte de velas acesas — nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. . . . Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.” — Schwäbische Zeitung (suplemento Zeit und Welt), de 3/4 de abril de 1981, p. 4.
“Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia a seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam esta idéia. . . . Esta noção incorporou-se na crença humana e reflete-se no anjo-da-guarda, na fada e no santo padroeiro. . . . O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. . . . Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de [Ártemis]. . . . As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos. . . . Velas acesas e fogos sacrificiais têm um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses. As velas de aniversário são assim uma honra e um tributo à criança aniversariante e trazem boa sorte. . . . As saudações natalícias e os votos de felicidade são parte intrínseca deste dia de festa. . . . Originalmente, a idéia enraizava-se na magia. . . . As saudações natalícias têm poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa nesse dia está mais perto do mundo espiritual.” — The Lore of Birthdays (Nova Iorque, 1952), de Ralph e Adelin Linton, pp. 8, 18-20.

contribuido por jcl1@pop.com.br

( matéria extraida do Livro Raciocínios da sociedade Torre de Vigia)

Roberto Bartolomeu disse...

valeu Gustavo! Seu artigo Graça a Deus desmistificou a falça ídéia de maldição por trás do termo em questão. Continue a ajudar multidão dos menos esclarecidos, como eu.

Valeu e Forte Abraço

Anônimo disse...

Ao irmão da matéria!

Irmão continue assim iludindo os cristãos incautos!
Vc sabia q satanas está de ferias, coitadinho não esta fazendo nada, está assentado no seu trono apenas esperando o Juizo final!

Pense nisso! Jeremias 17:5

Anônimo disse...

A paz do Senhor,
Acreditp que o Diabo não brinca, mas tem muito crente dando mais poder para o Diabo do que pra Deus. Se o inimigo tem força para amaldiçoar um aniversariante, como fica o poder absoluto de Deus. Quero agradecer a igreja Bastista por este estudo, porque escravos de mentiras ficam todos que não buscam o conhecimento. Temos amigos, pessoas na nossa familia que não são cristão e como se converteram ouvindo que tudo é maldição?
SE DEUS decretou a benção, quem poderá revogar?
Agindo Deus, quem impedirá? O RA TIM BUM?
Parabens pela pesquisa e pela coragem de divulgar.

MARIA STELA disse...

Deus foi, é e sempre será soberano sobre todas as coisas! HONRAS E GLÓRIAS A ELE! Sabemos que o inimigo de nossas almas é capaz de tudo para nos destruir, a bíblia nos fala para que saibamos, mas a mesma nos fala e nos mostra o poder e as vitórias do nosso amado e Senhor Jesus sobre as obras de Satanás e a destruição delas, para que creiamos que podemos viver no poder de Jesus! Sujeitando-nos ao Senhorio Dele e destruindo as obras do inferno!

Anônimo disse...

Olá...a PAZ do Senhor a todos.
O próprio Senhor disse:Não substime a capacidade de satanas,da mesma forma que os irmãos dizem que a palavra ratimbum é uma onomatopéia,da onde surgiu este som ou seja,alguém do mundo que inventou...Éis que o mundo é do maligno...então queridos irmãos,tudo que não vêm de DEUS PAI e do seu filho JESUS O SALVADOR, devemos abominar ,não temos que nos prender a issso ,mas temos que vigiar...porque o mal se enfiltra até nas menores coisas...agora não sabemos realmente o significado da palavra ratimbum e muito menos quem o inventou,por issso ficaremos atentos,porque quando JESUS voltar,antes disso muitas coisas obscura aparecerá.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

Anônimo disse...

Ha meus queridos, eu particepei de uma niversario de pessoas evangelicas mas eu não consegui falar pra eles a respeito dessas palavra, mas agora eu posso provar pois eu vou imprimir e mostrar pra eles, meus queridos no final eles pronunciram a palavra RatiBum.que o nosso senhor os abençoe.

Marcio Cavalcanti disse...

Muito coerente este post, queria aproveitar para comentar sobre alguns comentários de cristãos que procuram viver a cultura hebraica... Gente, nós somos brasileiros, temos a nossa cultura, paulo fala em gálatas 5 que não interessa se és circuncidado ou não, para Deus, o que vale é a fé, se você ler Galatas 5, paulo nos deixa bem claro que cada um deva seguir sua cultura, o que vale é nossa fé no Senhor Jesus. Você não encontrará resposta na bíblia para todas as coisas, não fala sobre internet, aliens, natal, aniversário... não é por causa disso que a gente vai deixar de celebrar tais costumes de nossa cultura. Quando celebramos o natal, ou um aniversário, não estamos adorando deuses, não estamos pecando, estamos simplesmente fazendo algo que nossos antepassados fizeram, e como cristãos, devemos aproveitar essas oportunidades para falar de Deus, e usando palavras quando for necessário.

Tenhamos sabedoria, estamos em guerra, e para ser bem sucedido, precisamos pedir sabedoria a Deus.

Marcio Cavalcanti

Ralphera disse...

Totalmente insano este texto, assim como são insanos 99% dos que acreditam seguir a DEUS e a JESUS.
Vocês são tolos e CHEIOS DE SUPERSTIÇÃO, têm medo de tudo, quem é superior? DEUS ou Satanas? Quem criou Satanas?
Creiam mais em DEUS e tenham mais amor no coração, falsos cristãos.

team jesus disse...

'Bom gente não sei voces, mas voces não acham estranho celebrar um aniversário de criança que tenha velas acesas(normalmente destinadas a "santos"), doces,bolos (no candomblé é destinado a "cosme e damião") e uma cantoria (pra mim uma cantoria que nao tem o nome de Jesus ou exaltando seu nome não é bom).
pra mim parece mais com um "ritual".'

Comentando isso: então um casamento no qual é celebrado com velas, bolos e doces, também é um ritual? Ah gente parece até que voces não confiam do poder de Cristo sobre qualquer obra do maligno sobre nossas vidas. Em minha opinião isso é acreditar pouco na palavra de Deus e no proprio Deus, e acreditar mais nos homens e na internet e em qualquer amigo DEScrente!
Parabéns pelo post!

sarinhapetrs disse...

ralphera ,
satanas era um anjo q queria ser superior a Deus . então ele caiu . tenho 8 anos e ninguém da minha família também . até minha avó , da igreja batista . sempre pronunciavam isso inocentemente . simplesmente pq sempre falavamos isso . tenho uma irmã de 14 anos . ela sobreviveu a isso . e nada de a aconteceu.

sarinhapetrs disse...

desculpe eu esqueço de por algumas palavras .
e não sabia disso ,
nada de ruim a aconteceu

laranja01 disse...

Boa noite meus irmãos, recebi um email sobre a palavra ratimbum e resolvi pesquisar na net. Sou catolico apostolico romano praticante, tenho certeza de que somos filhos do unico Deus todo poderoso. Estou miuto agradecido de descobrir o que significa essa palavra, pois avisarei a todos que eu conheço. Deus os abençoe...

jomar machado disse...

1 Coríntios 8~

Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.

Unknown disse...

Nossa eu não imaginava uma coisa dessas.
Uma simples palavra com um significado tão forte.
Para fazer o mal as pessoas usam simples elementos.
Mas Deus sabe que cantava-mos inocentemente por isso nos protegia a cada canção.

Unknown disse...

È verdade, o demônio se esconde a traz de inocentes atos... e sem saber muitas vezes amaldiçoamo quem amamos, então vamos orar para que as pessoas vão aprendendo a repreender todo espírito contrário a Deus e antes de iniciar algo o consagramos ao nosso SENHOR JESUS, pois nesse nome não há enganação, apenas amor verdadeiro...

Pr. e Ev. Luis Carlos M. Graneiro disse...

É bem verdade que Deus o Pai é o todo poderoso, porem muitos crentes dizem não acreditar no poder de satanas,isto me parece que acreditam tambem que ele não existe, por causa disto Ha por ai muitos crentes com uma doença chamada de "cancer maligno".. logo estes acabam dizendo que estas doenças são para eles uma prova de Deus,,santa ignorancia cristã, pegam a doença de satanaz e tributam para Deus... Em momento algum nos evangelios de Jesus pude presenciar Ele colocando doença em alguem, muito pelo aucontrario sempre as tirou, e sobre isto disse ainda que se parece com o Pai...Se bem que tem um SENHOR na antiga aliança que coloca ulcera incuravel na vida do ser humano, ainda bem que ele é um "elohim" apesar dos evangelicos acreditarem que ele é Deus,, porem o Salmista Davi que o conhecia muito bem disse que o mesmo tem penas e asas. SL. 91v.4... disse tambem que do seu nariz sai fumaça e da sua boca sai fogo.SL.18v.8ao11.Leia o livro: TEOLOGIA A TORRE DE BABEL DOS NOSSOS DIAS!!

Unknown disse...

Tenho 2 irmãs santarronas que sempre me "encaminham" essas pérolas falsificadas. Nesse caso em especial retruquei que se isso fosse verdade quanta gente já estaria amaldiçoada. Fico indignada com pessoas que perdem seu tempo procurando pelos em ovos quando deveria se santificar de outra maneira. Muito esclarecedor esse artigo. Que Deus vos abençoes.
Elisabet Roper - Curitiba

assembleiabelem disse...

Pessoal eu sou pesquisador da internet, minha vida é fazer pesquisa e descobrir segredos eu descobri o que significa RA-TIM-BUM, entre em meu forum, essa palavra é o que vcs não imagina, entre em meu forum, veja o link

http://assembleiabelem.br22.com/superforun/index.php?topic=9539.msg9715#msg9715

SITE DO FORUM www.assembleiabelem.br22.com

Coordenadoria de Igualdade Racial de Macaé disse...

Obrigada, meu irmão, por elucidar esse assunto. Ainda bem que o nosso Deus sempre envia àqueles que estão mais preparados e na posição para ajudar os pequeninos. Glória Deus por isso! Riva, da Igreja Metodista Central de Macaé

Deyse e Sandro disse...

OLA ! GOSTEI MUITO DO BLOG SO QUERIA ENTENDER UM COISA EM RELAÇAO A PALAVRA RATIMBUM O SEU SIGNIFICADO E REALMENTE O QUE FALAM OU E UM MITO,NAO ENTENDI A COLOCAÇAO DE GUSTAVO SERAFIM ALGUEM PODE EXPLICAR PARECE QUE QUER DIZER QUE O SIGNIFICADO QUE ESTAO FALANDO POR AI E MENTIRA!OU ENTENDI ERRADO?DESCULPE SO QUERO ENTENDER PARA
NAO PASSAR INFORMAÇAO ERRADA DESDE JÁ AGRADEÇO!

pra.ana disse...

todos esqueceram do seguinte ao nome JESU FOI DADO TODO PODER E AUTORIDADE NOS CEÚS NA TERRA EM EM BAIXO DA TERRA E QUE TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LINGUA CONFESSARA QUE ELE É SENHOR." Tg 2.) EXALTEM AO NOME DE JESUS E O RESTO É O RESTO!!
LEMBRE-SE NENHUMA ARMA FORJADA CONTRA NÓS QUE CREMOS NO PODER DE DEUS PROSPERARÁ.. iS 54
E QUE DEUS NOS ABENÇOE A CADA DIA
E NOS DE ENTENDIMENTO, POIS A FALTA DELE E SOFRIMENTO......

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Endossando o texto do sr. Gustavo Serafim, temos de cuidar com o Legalismo, Jesus comeu com cobrador de impostos, curou no sábado, entre outras coisas. Cuidemos com o Legalismo. Fiquem na Santa Paz do Senhor Jesus Cristo.

Júnior disse...

Olá, boa noite.... Esta publicação é muito interessante e instrutiva. Gostaria de pedir sua permissão para poder divulgar o conteúdo no Blog de minha igreja. Obrigado. Júnior. Igreja Batista Maranata de São José dos Campos - SP

CASA DO OLEIRO!!!! disse...

fiquei muito preocupado com a materia que , agora o vosso artigo me clariou bem com o relacao ao referido assunto

Unknown disse...

Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

Aproveite e Visite nosso site

www.assembleiabelem.br22.com

Ana Cristine disse...

BOM EU SOU EVANGÉLICA, NASCIDA E CRIADA FILHA DE PASTOR.. TENHO A MENTE MUITO ABERTA E NÃO ACREDITO EM TUDO Q DIZEM POR AI A NÃO SER NA BIBLIA SAGRADA. O Q PUDE PERCEBER DE TODAS AS VERSÕES APRESENTADAS É QUE ABSOLUTAMENTE NENHUMA TEM FONTES CONFIÁVEIS.A NÃO SER DE UM DOS COMENTARISTAS MAIS RECENTE QUE DISSE Q COLOCOU NO GOOGLE TRADUTOR, MAS ESSA FERRAMENTA É MUITO RELATIVA. COMO NOSSO CARO BLOGUEIRO RESALTOU COM RESPALDO BÍBLICO: o POVO PECA POR NÃO BUSCAR CONHECIMENTO. ENTÃO DEVEMOS CONCORDAR QUE NINGUEM TEM CONHECIMENTO DO ASSUNTO. NEM MESMO O AUTOR DESSE POST. LOGO MEUS QUERIDOS, SE NÃO TEMOS CONHECIMENTO DO SIGNIFICADO DESSA PALAVRA NÃO DEVEMOS USÁ-LA. POIS PODEMOS ESTAR PECANDO. E A BÍBLIA É CLARA QNDO DIZ Q 'A PALAVRA TEM PODER', PORTANTO NÃO PODEMOS PROFERIR NADA QUE NÃO SABEMOS EXATAMENTO O SIGNIFICADO. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR.

Unknown disse...

Acho que deveriamos dedicar mais nosso tempo para a OBRA DE DEUS. CADA um age de acordo com o que DEUS tocou em seu coração.EU não falo mais RATIMBUM pois por mais que digam que não tem nada a ver não é por acaso que tem um desenho animado sobre BRUXA que se chama RATIMBUM. Se eu não sei o que significa não vou falar.

Anônimo disse...

vigia irmãos se é invenção do mundo devemos andar contra mão do mundo sabemos que somos de DEUS e que o mundo inteiro está sob o poder do maligno.1João5/19.

Amilton filho disse...

Queridos irmãos,graça e paz sejam com todos voces,eu acredito e sou á favor de que pesquise informações e principalmente se estude a bíblia,mas a minha opinião é que em nenhum momento Satanás irá se apresentar segurando,por exemplo,um tridente,ou usando uma capa preta ou vermelha,ou chifres etc...mas ele é bastante astuto para usar coisas simples como uma canção popular de aniversário para lançar maldição sobre pessoas sim,portanto cabe a nós cristãos vigiarmos sempre,e pesquisar ,sim,o real significado da palavra RA-TIM-BUM,e de outras mais, para que não sejamos enganados e nem fiquemos inocentes á mercê de maldições subliminares,portanto peça sempre sabedoria a Deus,que a todos dá de bom grado(Tiago 1:5e6),e principalmente o discernimento(Hebreus 5:14).Amém,orem por mim.

Anônimo disse...

eu ñ sou cristã ainda mas penso muito sobre entra na casa do senhor e servir a ele e cada dia tenho mais serteza que . deus é a melhor auternativa para nossas vidas e eu acredito no fato do RATIMBUM e nunca mais na minha vida vo cantar um parabens com essa pronuncia orrenda . Eu aniquilei na minha vida essa palavra

Mayara Lourenço disse...

Engraçado esse post é tão antigo e hoje recebi o tal email so que agora por whatzapp e vim em busca de resposta, é estarrecedor perceber que as pessoas continuam disseminando tal mentira.

Anônimo disse...

esse pastor nem estudo deve ter. sou presbiteriano protestante e cantar ratimbum nunca causou mal algum, senao meus filhos não estariam adultos formados em direito e medicina e com filhos saudáveis.
Acho que o evangelismo, com tantas denominações diferentes,está distorcendo a palavra

Unknown disse...

Adorei o esclarecimento!!!

by Clesia disse...

Num mundo cada vez mais comandado pelos seguidores do maligno, me parece incoerente simplesmente aceitar uma fonte da USP, que todos sabem que os que lá estão não disseminam a fé cristã, muito ao contrário.
Mas me parece que o cristão atual está mais interessado em praticar as mesmas festividades dos pagãos, até mesmo para não parecer uma gente muito "exótica ou excêntrica". Ou talvez para atrair novas ovelhas e não espantar aquelas que tem um olho arregalado para os modismos do mundo.
O ser humano quando quer fazer algo ele vai fazer, mas para aliviar sua consciência diz que todo mundo faz. O povo cristão deveria agir diferente.
Festividades como comemorar o aniversário, só aparecem na Bíblia através de pagãos e não do povo de Deus. Mas parece que isto não tem muita importância no mundo atual, não é mesmo?
Quanto a tal palavra, a conclusão simplista, tanto de um lado quanto do outro e aceita sem questionamentos conforme a conveniência de cada um, realmente me assusta.
A pessoa que começou a divulgar isto, deveria ter sido pressionada para apresentar as fontes de onde retirou aquilo que estava afirmando, e aí se ele não as apresentasse, deveria sim ser desmascarado publicamente, para não enganar pessoas de boa vontade.
Na dúvida ficaremos com a explicação um tanto rasa das academias do mundo. Afinal ninguém quer ser antissocial, e festinhas ou festões de aniversário são o máximo, não é?

Unknown disse...

Espero que Deus cuide da sua alma, pq vc não segue nadaaaa,os passos dele!
Deus não fez diferenças entre as pessoas, ele cuidou de leprosos, prostitutas, ladrões...
Em cada terra Jesus teve seu nome, e assim como a maçã é para nós, apple é para os americanos!
Quanto mais vc julgar à fé das religiões, mais vc será julgado na hora do juizo final!!!
Fica a dica

Anônimo disse...

É verdade e tudo feito com a luz apagada .... nunca tinha parado pra pensar nisso... :(