Categorias

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mito ou verdade: “Rango” seria comida de orixás?

Um irmão me enviou um e-mail com um questionamento interessante. Segundo ele, ouvira dizer que "rango" referia-se a comida de orixás (divindade africana das religiões afro-brasileiras). Se assim o fosse, seria interessante, que houvesse cautela com o uso do vocábulo no dia a dia, dada a sua origem.

 

Em pesquisa, percebi que a dúvida em relação a etimologia dessa palavra acomete muitas outras pessoas. Pois bem, o que todo mundo já sabe é que essa palavra é usualmente empregada como gíria referindo-se a comida, alimento de qualquer natureza. Exemplo: "O que vai ter rango no almoço?".

 

A única associação possível encontrada em relação a orixás ou similares é que a gíria em questão é bastante usada na Bahia, onde há maior concentração de adeptos às religiões de origem africana. Faz parte destas crenças dar "oferendas" aos denominados orixás em forma de alimentos, sobretudo típicos daquela região, como acarajé, vatapá ou azeite de dendê. Por isso, não raramente será possível ouvir um baiano dizer que irá "oferecer um rango aos orixás". Provavelmente, de algo assim, surgiu a ideia de que a palavra "rango" seria especificamente ligada às religiões supracitadas.

 

Espero que a explicação satisfaça sua dúvida, mas ainda fica a sugestão: independente da origem da palavra, "rango" não soa como a melhor opção para referir-se a algo tão abençoado por Deus como é o alimento que comemos. O momento da refeição é mencionado na Bíblia como tempo para comunhão entre os irmãos, é sublime, portanto é interessante que utilizemos palavras mais condizentes com a importância da ocasião.

 

Grande abraço, fique na Paz do Senhor Jesus!

 

Por Edmilson Severino

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é o que entra pela boca que avilta....
É o que sai...

Moises Alan disse...

Paz queridos...olha só, com venhamos a este nome a ser usado (rango)não é mesmo!?Pois existem provas concretas nas épocas mais antigas da África era de fato feito rituais de magia negra diabólica e oferecido uma principal oferenda sendo (comida ,rango)a demônios...Vamos ter diligência e prudência nas pronúncias não só como esta mas sim como muitas outras amem??!!