Categorias

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mito ou verdade: “Rango” seria comida de orixás?

Um irmão me enviou um e-mail com um questionamento interessante. Segundo ele, ouvira dizer que "rango" referia-se a comida de orixás (divindade africana das religiões afro-brasileiras). Se assim o fosse, seria interessante, que houvesse cautela com o uso do vocábulo no dia a dia, dada a sua origem.

 

Em pesquisa, percebi que a dúvida em relação a etimologia dessa palavra acomete muitas outras pessoas. Pois bem, o que todo mundo já sabe é que essa palavra é usualmente empregada como gíria referindo-se a comida, alimento de qualquer natureza. Exemplo: "O que vai ter rango no almoço?".

 

A única associação possível encontrada em relação a orixás ou similares é que a gíria em questão é bastante usada na Bahia, onde há maior concentração de adeptos às religiões de origem africana. Faz parte destas crenças dar "oferendas" aos denominados orixás em forma de alimentos, sobretudo típicos daquela região, como acarajé, vatapá ou azeite de dendê. Por isso, não raramente será possível ouvir um baiano dizer que irá "oferecer um rango aos orixás". Provavelmente, de algo assim, surgiu a ideia de que a palavra "rango" seria especificamente ligada às religiões supracitadas.

 

Espero que a explicação satisfaça sua dúvida, mas ainda fica a sugestão: independente da origem da palavra, "rango" não soa como a melhor opção para referir-se a algo tão abençoado por Deus como é o alimento que comemos. O momento da refeição é mencionado na Bíblia como tempo para comunhão entre os irmãos, é sublime, portanto é interessante que utilizemos palavras mais condizentes com a importância da ocasião.

 

Grande abraço, fique na Paz do Senhor Jesus!

 

Por Edmilson Severino

15 comentários:

Anônimo disse...

Não é o que entra pela boca que avilta....
É o que sai...

Unknown disse...

Paz queridos...olha só, com venhamos a este nome a ser usado (rango)não é mesmo!?Pois existem provas concretas nas épocas mais antigas da África era de fato feito rituais de magia negra diabólica e oferecido uma principal oferenda sendo (comida ,rango)a demônios...Vamos ter diligência e prudência nas pronúncias não só como esta mas sim como muitas outras amem??!!

Anônimo disse...

Peço a gentileza dos colegas, que trazem explicações sobre a origem e usos da palavra "rango", citarem a fonte de pesquisa. Transformar uma discussão em achismo não produz conhecimento. A fonte nos permite analisar, refutar e até mesmo acrescentar.

Unknown disse...


A palavra rango se originou de uma palavra francesa,
E só pesquisar em historiadoriso.com.br

Unknown disse...

Eu fiquei sabendo que a palavra rango significa oferenda pro diabo

Unknown disse...

O alimento e coisa sagrada, atigamente chamavam ceia guando ia almoçar, ou jantar.

Sonia disse...

Todos somos filhos do mesmo DEUS. JESUS acolheu a todos, sem exceção, assim não consigo aceitar qualquer forma de discriminação, neste caso, discriminação linguística: cautela com o uso do vocábulo? Somente por erroneamente ter sua origem em nomes de orixás? Negros e suas religiões e crenças não são filhos de DEUS. Quem os transformou em escravos e explorou suas terras, estes são ... ?
Não tenho religião, mas tenho fé e creio em CRISTO.

Eric disse...

Eu gostaria muito de ver essas provas concretas

Unknown disse...

A comida e abençoada,o rango não. O que aconteceu com as crianças que apelidaram o servo de Deus de calvo? se é abençoado para que apelido? Deus te chama pelo nome e não de apelido. APDSJ.

Unknown disse...

UM irmão cheio da teologia mim Disse qui o significado da palavra rango é comida oferecida ÃOS demônios

Unknown disse...

Agora quem sou EU pra fazer tal julgamento. So sei qui JESUS É O SALVADOR DA HUMANIDADE..

Anônimo disse...

Das discussões aqui apresentadas, algumas sensatas, outras totalmente sem nexo pois fonte de informação muito fracas, o questionamento é até válido, mas não acrescenta ou diminui em nada, eu aprendi que na dúvida não ultrapasse, então vou almoçar, jantar e pronto.

Anônimo disse...

👏

Anônimo disse...

Se estudar um pouco de história verá que quem usurpou as terras e escravizou o povo preto foi o próprio povo preto e só depois os vendia ao povo branco

Anônimo disse...

Kkkkkk cada um mais experiente que o outro kkk