Categorias

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que fazer o bem?

Há um ditado secular que diz que "devemos fazer o bem sem olhar a quem". O que nós ganhamos quando efetuamos uma boa ação? Para aqueles que já têm o costume de contribuir para o bem estar alheio, esta pergunta parece tola, e deveria ser assim para todo mundo! Infelizmente não é!

 

Muitos acreditam que fazer o bem é o mesmo que simplesmente não fazer mal a ninguém, contudo "fazer o bem" constitui uma ação e não uma omissão!

 

Outros tantos contribuem muito para o bem de seus amigos, familiares, enfim pessoas próximas e acreditam que sua missão está cumprida. O que a Palavra de Deus fala sobre isso:

 

"Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Mateus 5:46

 

Ora, fazer o bem e amar são ações intrinsecamente ligadas, amar o próximo incide em fazer o bem a ele, ao passo que fazer o bem somente às pessoas ligadas a nós por algum laço afetivo constitui em atitude equivalente a dos cobradores de impostos da época em que Jesus pregava.

 

A Palavra de Deus é muito rica quanto a exemplos de pessoas que fizeram o bem sem se preocupar com recompensas e é muito interessante o quanto nós temos a ganhar justamente quando não pensamos nisso. Boaz, no capítulo 2 do livro de Rute, fez o bem àquela moça que jamais vira antes apesar de ser sua parenta distante por parte de seu esposo e sem nenhum interesse. Na ocasião, Rute que havia perdido seu marido, procurou nas terras de Boaz um lugar para trabalhar e quando o dono da propriedade a viu, tratou de acolhê-la, assegurando que nenhum de seus empregados faria mal a ela e ofereceu-lhe boa comida e bebida. Mais tarde Boaz viria a ser seu resgatador.

 

Tudo o que fazemos para os outros reflete no nosso futuro, assim para nossas boas obras e também para as más. Fazer o bem parece ser a opção mais inteligente!

 

Que Deus continue nos abençoando a cada dia!

 

Por Edmilson Severino

Nenhum comentário: