Categorias

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A presença de Deus em nós


"Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcançemos coração sábio." (Sl. 90.12)

Onde está a presença de Deus ali é abençoado! (II Samuel 6.11)

A arca que representava a Presença de Deus no Velho testamento, esteve na casa de Obede-Edom, e o Senhor abençoou ele e toda a sua familia. Hoje a presença de Deus está em nós, pois somos a casa de Deus, por isso somos abençoados e podemos declarar que toda a nossa familia é abençoada pois a presença de Deus está em nós.

"Creia em Jesus Cristo e será salvo tu e tua casa." (At. 16.31)


Qual é a importância e espaço que damos a Deus em nossas vidas? (II Samuel 7.1-2)

Davi reconheceu que Deus tinha feito com que ele fosse vitorioso e tivesse descanso, mais tambem reconheceu que Deus merecia muito mais do que ele havia dado para Deus. Amados precisamos reconhecer que é Deus quem nos faz vencedores sobre os gigantes e as tentações que tentam nos derrubar, Deus merece o melhor de nós, para que possamos viver o que Deus tem pra nós.


"As vezes durante a caminhada acabamos achando natural coisas que antes para nós era errada, o diabo pinta de cinza o que Deus pinta de preto e branco."


(João 3.19) A luz é Jesus, mais se o nosso desejo humano fala mais alto que a vida de Cristo em nós, com certeza nos desviaremos do que Deus tem pra nós.


(Matheus 6.24) As pessoas são enganadas quando seu desejo pelos prazeres e satisfações do mundo excede seu desejo pela verdade. Isto é o preparo que o inimigo tem feito no mundo para a vinda do anti-cristo.


(Dn 8.25) " O espirito do mundo é constante, incansavel e persistente, opondo-se a tudo o que Deus quer fazer"


MAS NÓS NÃO ENTRAMOS NESSA ATMOSFÉRA SATANICA, SOMOS EM CRISTO.....


Livres (João 8.36)

Crucificados para o mundo (Galatas 6.14)

Temos um lugar com Cristo (Efesios 2.6)


É nosso dever........


que seja a nossa "religião" ajudar os necessitados (Tiago 1.27)

Perseverantes (Romanos 12.12)

Ajudar uns aos outros (Tiago 5. 19-20)

Precisamos andar na luz (I João 1.7)


Amados estamos em dias que se entregar nos braços do Pai, é o unico caminho pra vencer não apenas as provações externas, mais tambem as tentações internas....


Um grande abraço, que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo esteja conosco sempre...


"Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcançemos coração sábio." (Sl. 90.12)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CARTA DE SATANAS

Segue reprodução de um e-mail que tem circulado pela Internet. O assunto é muito sério.

CARTA DE SATANAS

Ontem eu te vi quando começava o seu dia. Acordou e nem sequer orou ao seu Deus. Ou melhor, durante todo o dia você não orou, e nem lembrou de abençoar sua comida. Você é muito ingrato para com o seu Deus, e isso em você me agrada muito. Eu também gosto da enorme fraqueza que sempre demonstra no que diz respeito ao seu crescimento espiritual, em ser um cristão.
Raramente lê a Bíblia e quando faz está cansado. Não medita no que lê, ora quase nada, além disso, muitas vezes diz palavras que não analisa. Por qualquer pretexto chega tarde ou falta ao seu culto de ensino. E o que falar de suas murmurações? Temos assistido muitos filmes juntos, sem falar nas vezes que fomos juntos ao teatro. Lembra daquele dia da tua fraqueza com aquela linda pessoa? Oh como foi bom!
Mas o mais me agrada é que você não se arrepende. E que sabe que é jovem e tem que aproveitar a vida, pensa só na carne e acredita que precisa ser salvo para a eternidade. Não há duvida você é um dos meus.
Amo as piadas vergonhosas que você conta e que também escuta. Você ri delas, eu também rio de ver um filho de Deus participando disto. O fato é que nos sentimos bem. A musica vulgar e de duplo sentido que você escuta me agrada demais. Como você sabe quais são os grupos que eu gosto de escutar? Também adoro quando murmura e se revolta contra o seu Deus.
Sinto-me feliz quando vejo você dançando e fazendo estes movimentos sensuais, eles me fascinam. Como isso me agrada!!! Você quer se encontrar comigo qualquer dia destes???
Certamente quando você está se divertindo saudavelmente, fico triste, mas sem problema, sempre haverá outra oportunidade. Tem vezes que me faz coisas incríveis, quando da mal exemplo as crianças ou quando os autoriza para perderem a sua inocência através da televisão, musicas ou coisas do gênero. Eles são tão espertos que imitam facilmente tudo o vêem. Muito obrigado.
 
O que mais me agrada é que poucas vezes tenho que te tentar, quase sempre cai por conta própria. Você busca os melhores momentos, se expõe as situações perigosas, me dando lugar!
Se tivesse cabeça mudaria de ambiente e de companhias; buscaria a palavra de Deus e entregaria realmente a tua vida aquele que você chama de Deus e, ainda mais, viveria o resto de seus anos sob a orientação do Espírito Santo.
Não tenho costume de enviar este tipo de mensagem, mas você é tão acomodado espiritualmente que não acredito que vá mudar nada.
Não me entenda mal, eu te odeio e não te dou a mínima. Se eu te busco é porque você me satisfaz com as tuas atitudes e faz cair em ridículo a Jesus Cristo.
 

Assinado
Teu inimigo que te odeia: Satanás
ou como queira me chamar
 

 
 

P.S. Se realmente me amas,
não mostre à ninguém mais esta carta.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Filho Pródigo

Ola...
Tudo bem...

Bom, gostaria de compartilhar o que Deus falou ao meu coração, sábado depois do culto, ao assistir um filme... bem, o filme contava a historia de um professor de artes, fiel e temente ao Senhor, porém um dia, uns jovens destruíram tudo que era dele.
Na tentativa de 'pagar' o estrago eles tinham que fazer uma peça de teatro de alguma historia da Bíblia... ao escolherem, escolheram a do filho pródigo... enfim... todos (jovens) ali eram crentes, porém não agiam como tal, estavam tão acostumados com o mundo que se esqueceram de quem eram, e passaram a agir como o próprio mundo.
O professor de Artes tenta 'trazê-los' de volta pra Jesus, e como o filho prodigo volta a casa assim eles também voltaram....

E queria colocar - nos  ALERTA, para com as nossas atitudes e até com o exemplo que temos dado lá fora, e assim como diz em Romanos 12:2 :

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento..."


 
E nós possamos não nos conformar, mas transformar... e não nos contentarmos com as coisas do Mundo... Assim sendo verdadeiros discípulos, levando o evangelho e voltando pra Jesus, deixando de lado as nossas vontades e como um corpo, JUNTOS servindo a Cristo... e é isso...

 
UMA SEMANA ABENÇOADA PRA VOCÊS...

BJOS.
RE


Enviado por Rebeca Vicentin

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PaixõesXAmor

Paixões


"As paixões deste mundo agarram a alma, dirigem a vida e controlam a mente das pessoas".


"Imagine o inferno que vive uma pessoa guiada pelo espírito da concupiscência, guiada por um açoite que nunca satisfaz, devorada pelo desespero, miséria e desamparo, cada vez mais distante de Deus".


Concupiscência: Inclinação a gozar os bens dessa terra, particularmente os prazeres sensuais.


II Timóteo 3.1-9


Olhe em volta. As pessoas vivem na concupiscência da carne, dos olhos, um desejo orgulhoso por status como nunca antes.


I João 2. 15-17


Cobiça da carne> governa o coração.


Cobiça dos olhos> comanda suas escolhas.


Cobiça por status> afasta dos pés de Jesus.


Mas de onde vem todo esse desejo?


Matheus 4.8-9, Jesus compreende que o diabo possuia os reinos desse mundo desde o tempo em que Adão entrou em parceria com esse anjo caido.


Então esse desejo vem diretamente do diabo que controla as ações, e impulsiona nossas vontades a obedecer nossas inclinações carnais.


Diabo como:

1. Antiga serpente Ap. 12.9;13-14

2. deus deste século II Co. 4.4

3. principe deste mundo Jo 12.31: 16.11

4. o mundo está nele I Jo. 5.19

5. Espirito do anti-cristo I Jo 4.3


Amor


"Amar é uma questão de devoção"


Devoção: Piedade, sentimento religioso, dedicação ao culto de Deus e dos santos. Respeito, afeição, dedicação.


A maneira como a pessoa passa a vida, revela o quanto ela é devota a Deus. Jesus disse o seguinte: Onde está o teu tesouro, ali está o seu coração. (Mt.6.21), o tesouro é simplesmente aquilo que é mais valioso pra ela, o que ela ama.


Por isso Jesus nos ensina a amar a Deus acima de todas as coisas, usando tudo o que temos e o que somos. (Mt. 22.37) Isso nos capacita a viver controlados por Deus.


Viver controlado por Deus é viver crucificado para o mundo. (Mt. 10.38 / Gl. 6.14)


Quando amamos a Deus acima de todas as coisas, é mais fácil de amarmos uns aos outros, pois enxergamos as pessoas atravéz dos olhos de Cristo, isto vale pra marido e mulher, pai e filho, colega de trabalho, amigo de escola, etc.... Jo 13.34-35


Precisamos acima de todas as coisas aborrecer os prazeres deste mundo, para vivermos a vida eterna. Jo 12.25


O desejo do meu coração, é que consigamos vencer as tentações e andemos com Deus todos os dias de nossas vidas.


Embora não somos perfeitos, aos nossos olhos, mais aos olhos de Deus somos o que Ele mais ama, não podemos nos esquecer de que Deus nos ama, e que é atravez desse amor que conseguimos viver os dias com perfeição, enxergando atravez dos olhos do Senhor".



Deus Abençoe


Irmão Jonatas Alves

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Em busca da vontade de Deus

A vontade de Deus exige de nós submissão total e completa ao que Ele determina, conforme declara Romanos 12:

             "Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)

        Nota-se a progressão na receita de Deus para descobrir Sua "vontade perfeita" nesta passagem? Primeiro, que nos apresentemos a Ele, oferecendo nossos corpos

 [corpo aqui representa nossa própria vontade] como um sacrifício vivo. O que isso quer dizer? Que muitas vezes desejamos confiar em Deus com toda nossa alma, mas acabamos nos recusando a confiar nas coisas diárias da vida.

       Confiamos em Deus com nossa alma porque não há contestação. Ponderamos os horrores do inferno e dizemos: "Claro, Deus, quero o céu. Tome minha alma. Confiarei em Ti por toda a eternidade".

       Mas não confiamos nEle aqui e agora. Entregamos nossas almas, mas não nossos corpos. Queremos o controle desta vida. "Tome a minha alma, Deus", nós dizemos,

 "mas me deixe decidir onde meu corpo estará, com quem estará e quando. Deixe-me determinar o meu próprio cronograma e correr atrás dos meus sonhos nesta vida, e quando tudo isso acabar, minha alma irá te seguir".

       Mas Deus diz que, para descobrirmos a Sua vontade, devemos primeiro apresentar nossos corpos a Ele como um sacrifício. Ele deve ter o controle absoluto de nossa vida.

 Os onze primeiros capítulos de Romanos falam sobre a misericórdia com que Ele promete o céu para nossas almas.

        Romanos 12 começa com um "Então". Em outras palavras, Paulo está dizendo: "Uma vez que Deus tem sido tão abundantemente misericordioso em salvar sua alma, eu lhe peço que também entregue a Ele seu corpo. Deixe-o assumir o governo da sua vida agora".

       Em seguida, após apresentarmos nossos corpos em sacrifício a Deus, somos transformados pela Sua palavra. Nós nos entregamos como sacrifício vivo e Deus nos muda de dentro para fora. Então somos capazes de saber e de cumprir a vontade de Deus, pois nos tornamos obedientes ao que Sua palavra nos diz, ou seja, nos tornarmos dependentes dEle. A vontade de Deus irá se desviar de nós se ficarmos conformados com este mundo ao invés de sermos transformados pela Sua palavra,

 Temos, então, para descobrir qual é a vontade de Deus para as nossas vidas:

Passo 1: Nós nos apresentamos a Deus;

Passo 2: Deus nos transforma;

Passo 3: Deus revela Sua perfeita vontade a nós se nos à Sua força e poder, pois assim Deus é agradado.

         No entanto, se mantivermos uma conversa com Deus para tentar que Ele endosse nosso pecado, nossa conversa será mais ou menos assim:

 Nós:  "Deus, posso fazer isso?"

Deus: "Não"

Nós:  "Deus, posso fazer aquilo?"

Deus: "Não"

Nós:  "Deus, posso namorar aquela pessoa?"

 Deus: "Não"

Nós: "Deus, posso ir para aquele lugar?"

Deus: "Não"

Nós: "Deus nunca fala comigo!!! Por que não ouço a Sua voz? Onde Ele está? Pergunto a Ele várias vezes o que quer que eu nunca recebo uma resposta!"

 Algumas vezes, quando acusamos Deus de estar em silêncio, estamos sendo falsos. Por exemplo, uma garota

 Ela queria saber a direção de Deus a respeito de continuar namorando um descrente que estava tentando persuadi-la a fazer sexo.

       Ela afirmou que o Senhor a estava deixando na escuridão quanto ao que fazer. Ele não estava fazendo isso, mas como ela não havia gostado da resposta de Deus, acabou se convencendo de que Deus não estava falando com ela. Deus já falou claramente através de Sua palavra (2 Co. 6:14, Atos 15:29 e outros textos).

       Ela racionalizou sua obediência difamando Deus e dizendo que Ele estava se recusando a revelar Sua vontade para ela. Lembre-se: Deus não é repetitivo

. Se há um direcionamento claro sobre determinada questão em Sua palavra, então você é responsável por conhecê-la e obedecê-la. Deus muita provavelmente não irá repetir a você algo que Ele já disse em Sua palavra.

       Devemos ser cuidadosos para não agirmos como aquela moça. Temos de procurar as respostas na Bíblia antes de tudo.

       Nunca acuse Deus de Se manter em silêncio sobre um assunto sobre o qual Ele já expressou Sua vontade.

       A ignorância da Palavra de Deus é, em geral, uma doença auto-imposta, à qual nós nos entregamos porque achamos que não temos qualquer obrigação de obedecer.

       Vou deixar bem claro: Somos responsáveis por obedecer aos comandos de Deus, mesmo que não os conheçamos (ver Lv. 5:17 para mais entendimento sobre este assunto).

       Aqui estão algumas direções de Deus e que são, certamente, Sua vontade para nossas vidas:

        1. Sabemos com certeza que a vontade de Deus é que creiamos nEle, que confiemos em Cristo como nosso Senhor e que O façamos Senhor sobre cada área de nossas vidas, completamente rendidos a Ele. Se apenas submetermos a Ele partes da nossa vida, estaremos admitindo que não O recebemos como Senhor.

       2. Sabemos com certeza que, uma vez encontrado Cristo, não devemos mais viver da mesma forma. "Vá e não peques mais", Jesus disse. E em 1 João 2:1 diz:

 "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis". A vontade de Deus é que sejamos livres do pecado, não livres para pecar.

        3. Sabemos com certeza que é vontade de Deus que amemos uns aos outros. "Este é o meu mandamento: que amem uns aos outros", disse Jesus.

Jesus também falou que, assim como o Pai perdoa os nossos pecados, devemos perdoar aqueles que pecaram contra nós. O perdão não é uma opção!

Peço novamente que você interrompa esta leitura, pegue sua Bíblia, leia Mateus 6:14-15 e entenda o que o texto diz sobre o amor verdadeiro!

        4. Sabemos com certeza que é da vontade de Deus que sejamos honestos. "Vocês não devem dar falso testemunho", diz a Bíblia, complementando essa exortação com o próprio Deus falando pelos seus servos: "Odeio e detesto a falsidade, mas amo a tua lei" (Salmos 119:163);

 "os justos odeiam o que é falso" (Provérbios 13:5); "cada um de vocês deve abandonar a mentira" (Efésios 4:25); e, ainda, "não mintam uns aos outros" (Cl 3:9).

Mentir é pecado que a maioria dos cristãos comete de vez em quando. Nós damos desculpas ou mentimos para deixar de fazer algo ou de ir a algum lugar.

 

       5.  Sabemos com certeza que é a vontade de Deus que sejamos testemunhas de Cristo. "Vocês serão minhas testemunhas", Jesus disse (Atos 1:8).

 E ainda: "Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Isto é um mandamento!

        6.  Sabemos com certeza que é a vontade de Deus não termos relações sexuais fora do casamento. "Não adulterarás" (Êxodo 20); "A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual." (1 Ts 4:3); "pois aos fornicadores e adúlteros Deus os julgará" (Hebreus 13:4); e, "O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo... não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vós... e que vocês não são de si mesmos?" (1 Co 6:13,19).

        7.   Sabemos com certeza que é a vontade de Deus que não O profanemos ou O desonremos com nossas palavras: "Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus, pois o SENHOR não deixará impune quem tomar o seu nome em vão..." (Êxodo 20:7).

        8. Sabemos com certeza que é a vontade de Deus que não façamos nada que não seja legal para nós, ou mesma pegarmos o que não seja legalmente nosso.

 "Não furtarás... Não cobiçarás." (Êxodo 20:15,17)

        Se estudássemos a Palavra de Deus, descobriríamos Sua vontade muito rapidamente sobre estas e sobre outras questões que Ele deixou bastante claras para cada um de nós. Estes mandamentos de Deus nos foram dados para nos proteger e para nos fornecer a vida mais abundante possível. Estes mandamentos existem porque Deus nos ama. Satanás quer que negligenciemos estes mandamentos de Deus a fim de que soframos as suas conseqüências, pois ele nos odeia.

Mas tudo podemos no Senhor que nos fortalece.

Fiquem com Deus.

E que Ele os abençoe muito...

Tenham uma semana abençoada!

Enviado por Rebeca Vicentin

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Filho Pródigo

Clamor pelas Nações

Composição: Clamor pelas Nações


Pai...
Meus olhos secaram, meu coração se esfriou
Mas dentro de mim arde uma paixão pois sei
Tu És a minha porção

Pai
Lembranças de amor apertam meu coração
Sou afligido pois sei que escolhido sou por Ti

Tenho saudades de Ti, saudades do Teu amor
Contempla o meu coração, vem me restaurar
Ponha um anel em meu dedo e uma sandália em meus pés
Pai, troque as minhas vestes, vamos dançar
Só eu e Você...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Fábula das Três Árvores

     Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

 

     A primeira, olhando as estrelas, disse: "eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de     tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada."

 

     A segunda olhou para o riacho e suspirou: "eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas."

 

     A terceira árvore olhou para o vale e disse: "eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem e DEUS."

Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos!... Que pena!

 

     A primeira árvore acabou sendo transformada em coxo de animais, coberto de feno.

 

     A segunda árvore virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

 

     E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

 

     E todas as três se perguntaram desiludidas e tristes: "para que isso?"

 

     Mas, uma certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem colocou seu neném nascido naquele coxo de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo...

 

     A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou e disse: "Paz!" E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos céus e da terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela.

 

     Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas logo no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade e que as pessoas sempre se lembraria de DEUS e de seu filho JESUS CRISTO ao olharem para ela.

As árvores haviam tido sonhos... Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

 

     Temos nossos sonhos, nossos planos e por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós: e, quase sempre, somos surpreendidos com sua generosidade e misericórdia.

É importante compreendermos que tudo vem de Deus e crermos que podemos esperar Nele, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós.

 

Enviado por Jonatas Alves

Para conquistar sonhos

Amados irmãos já faz algum tempo que encontrei esta palavra, porém Deus permitiu que fosse enviada a vocês somente hoje, porque em tudo ele tem um propósito, aconselho que além das dicas abaixo, tenham uma vida de oração e consagração, orem muito e incessantemente, Deus sempre estará pronto para nos ouvir, através da oração é que fortalecemos nossa amizade e intimidade com nosso Paizinho Eterno.

 

Nada acontece facilmente, na verdade costumo dizer que sonhar não custa nada, mas transformar sonho em realidade custa muito. Antes de conquistar existem algumas coisas que você precisa saber.

1. Vontade: O maior interessado em conquistar deve ser você, se o desânimo tomar conta de você, teus sonhos só serão sonhos.

2. Perseverança: Não ache que porque você é bom ou muito competente, que as portas vão se abrir quando você bater, na grande maioria das vezes elas vão estar fechadas ou vão se fechar, mas você deve continuar batendo, uma hora ela se abrirá.

3. Atitude: Mostra-me tua atitude e direi se realmente você quer conquistar algo, não basta falar que deseja, é preciso fazer acontecer, existem três tipos de pessoas no mundo: os que não sabem o que está acontecendo; os que ficam vendo as coisas acontecer e os que fazem as coisas acontecerem.

4. Fé: Jesus disse que tudo seria possível ao que cresse Marcos 9:23, a fé motiva sua vida, te faz ver o impossível, te faz ter certeza que a vitória virá, pois não andamos por vista mais por fé 2Coríntios 5:7. Ninguém está vendo, mas você com sua fé vê tudo, principalmente a sua vitória.

 

Enviado por Rubiana de Oliveira

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que fazer o bem?

Há um ditado secular que diz que "devemos fazer o bem sem olhar a quem". O que nós ganhamos quando efetuamos uma boa ação? Para aqueles que já têm o costume de contribuir para o bem estar alheio, esta pergunta parece tola, e deveria ser assim para todo mundo! Infelizmente não é!

 

Muitos acreditam que fazer o bem é o mesmo que simplesmente não fazer mal a ninguém, contudo "fazer o bem" constitui uma ação e não uma omissão!

 

Outros tantos contribuem muito para o bem de seus amigos, familiares, enfim pessoas próximas e acreditam que sua missão está cumprida. O que a Palavra de Deus fala sobre isso:

 

"Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Mateus 5:46

 

Ora, fazer o bem e amar são ações intrinsecamente ligadas, amar o próximo incide em fazer o bem a ele, ao passo que fazer o bem somente às pessoas ligadas a nós por algum laço afetivo constitui em atitude equivalente a dos cobradores de impostos da época em que Jesus pregava.

 

A Palavra de Deus é muito rica quanto a exemplos de pessoas que fizeram o bem sem se preocupar com recompensas e é muito interessante o quanto nós temos a ganhar justamente quando não pensamos nisso. Boaz, no capítulo 2 do livro de Rute, fez o bem àquela moça que jamais vira antes apesar de ser sua parenta distante por parte de seu esposo e sem nenhum interesse. Na ocasião, Rute que havia perdido seu marido, procurou nas terras de Boaz um lugar para trabalhar e quando o dono da propriedade a viu, tratou de acolhê-la, assegurando que nenhum de seus empregados faria mal a ela e ofereceu-lhe boa comida e bebida. Mais tarde Boaz viria a ser seu resgatador.

 

Tudo o que fazemos para os outros reflete no nosso futuro, assim para nossas boas obras e também para as más. Fazer o bem parece ser a opção mais inteligente!

 

Que Deus continue nos abençoando a cada dia!

 

Por Edmilson Severino

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pedido de Oração - Missionários na Terra do Islã

Querido companheiro de oração!

 

Que a paz de nosso Deus esteja contigo e com sua casa!

Necessitamos de seus joelhos posicionados em oração, pois temos vivido dias de perseguição.

 

2 Timóteo 3. 10-11

"mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei... mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou"!

 

Faltam dois dias para o inicio do jejum sagrado muçulmano "Ramadan" e já temos encontramos sérias dificuldades. Queremos compartilhar uma grande tristeza e afronta de satanás!

 

Ontem depois que fizemos a Escola Bíblica de Férias (EBF), e nossas crianças turcas oraram agradecendo a Deus, demos seus lanches e estávamos gozando um tempo de colheita e de muitos frutos!

 

Famílias, principalmente as mães das crianças estavam acompanhando as classes com lições bíblicas pela primeira vez em suas vidas, pois todos são muçulmanos! Infelizmente, e para nossa grande tristeza um pai turco enfurecido nos denunciou a policia! Cremos que ele queria dinheiro, como não cedemos, ele disse que estávamos prejudicando as crianças e com mentiras se opôs ao nosso trabalho.

 

Guardamos os livros, as bíblias, todo o material rapidamente. Dez minutos depois chegou a policia, estávamos em espírito de oração, fomos questionados e interrogados. Depois de apresentar os documentos e responder a todas as perguntas fomos liberados. Fomos impedidos de seguir com o trabalho naquele local que se chama "balta" que significa "buraco", lugar onde moram os mais pobres e mais fanáticos muçulmanos.

 

Necessitamos de muita oração. Não sabemos o que acontecerá.

 

Iremos regressar ao local sem material algum, somente para vermos as famílias e as crianças e explicá-las que estamos bem e que Deus proverá outro lugar para seguirmos juntos, todos eles ficaram muito assustados. Algumas mulheres turcas tentaram nos defender. Houve muita lágrima, e seguimos chorando e orando, esperando no Senhor um milagre!

 

Orem:

1-para que não haja problema com a renovação de nosso visto que será próximo mês.

 2-pelas crianças e famílias que já aceitaram a Jesus.

3-por nossos corações abatidos

4-por nossa proteção física, pois aqui existe uma máfia turca, que luta para, oprimindo os mais pobres, tentam manter a fé no islamismo.

5-pelo mês de agosto, pois dia 19 inicia-se por 30 dias consecutivos o jejum muçulmano, e evangelizar em uma comunidade islâmica fica praticamente impossível. São os piores dias do ano para nós os missionários.

6-necessitamos de outro lugar para seguirmos com o trabalho.

  

Sempre esperando contra a esperança,

Com gratidão

 

Missionários Wellington e Paula

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jesus Disse : Lucas 6:38b

VERSÍCULO:

   "A medida que usarem também será usada para medir vocês".

    -- Lucas 6:38b

 

PENSAMENTO:

   Sobre estas palavras John Nolland comentou: "Perdão envolve livrar uma pessoa do passado e das obrigações de recompensa provocadas pelas suas ações... Se nós julgamos outros, condenamos, não perdoamos, e faltamos em generosidade devemos esperar que Deus responda a nós com a mesma moeda de justiça severa." A medida que nós aplicamos ao passado dos outros será aplicada ao nosso futuro eterno. Se esperamos que Deus nos trate com misericórdia e generosidade, devemos tratar nossos próximos no presente assim.

Isso, de fato, é justo. Qual medida você espera receber de Deus?

Qual você quer dar ao seu próximo?

 

ORAÇÃO:

   Santo e justo Deus, se recebêssemos o que merecemos, estaríamos todos nós perdidos. Graças te damos pela medida generosa de perdão que nos deu em Cristo Jesus. Que possamos lembrar de tamanha generosidade quando for a nossa vez de medir os outros. Em nome do nosso bondoso Salvador oramos. Amém.

 

Enviado por Ariovaldo do Nascimento

O RA-TIM-BUM, verdade ou mito da internet?

Está correndo como rastro de fogo pela internet o e-mail transcrito abaixo que disserta sobre o RA-TIM-BUM presente no velho e conhecido "Parabéns a você" cantado em nas festas de aniversário no Brasil. Eis o texto:

 

 

RATIMBUM

É uma palavra mágica usada pelos magos pérsias na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou.

 Por muito tempo cantamos inocentemente um "parabéns" pra alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem.

O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de ratimbum

(isso significa: eu amaldiçôo você) muitos não sabem, mas os demônios  se divertem em muitas festas até cristãs.

Esse ratimbum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno.

Muitos não sabem porque acontecem tantas coisas misteriosas depois de uma simples festa de aniversário.

Deixo aqui o meu alerta a todos os que lêem essa mensagem porque a obra do  maligno é essa: festejar a ruína do homem.  

Existiu até certo tempo um programa infantil numa determinada emissora de TV (castelo ratimbum) que significa "castelo da maldição".

Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois amaldiçoá-la? Irmãos tomemos muito cuidado. Passem isso adiante.

Que Deus nos guarde!

Detalhe que depois de dizer ratimbum,  se pronúncia o nome do aniversariante várias vezes...

Vamos nos atentar para isso irmãos.

 

Alguns irmãos, inclusive eu, pesquisaram sobre o assunto a fim de que não se espalhem males entendidos no meio do povo de Deus. O mais completo e sintético estudo nos foi passado pelo irmão Gustavo Serafim, suas palavras estão a seguir:

 

 

Mais abismado do que com a criatividade em se criar "lendas urbanas" as vezes até com supostas "fontes" eu fico é pasmo de ver como essa combinação crentes + internet + lendas tomam proporções absurdas.

Tenho a felicidade de ter nascido em um lar evangélico e de ter acesso a internet já a bastante tempo. Com isso, e mais uma certa curiosidade em conferir a veracidade das coisas que circulam na net (o mínimo que todos deveriam fazer) resolvi escrever sobre o assunto.

 

Como se já não bastasse aquele email sem noção e que enche o saco de tanto receber, sobre um filme  chamado 'Corpus Christis' que vai sair em breve (detalhe que vai sair em breve desde 2001 que circula este email!!) contendo cenas de relações homossexuais, agora tem este do RÁ-TIM-BUM.

 

Como diz em Oséias 4:6, "O meu povo é destruído por falta de conhecimento".

 

Ainda no caso do email do filme, acreditem que teve (e ainda deve ter) igrejas orando e fazendo campanhas contra a veiculação de um filme que nunca nem existiu!!!!

 

Da mesma forma, agora que está na moda algumas palavrinhas no nosso CRENTÊS, a palavra maldição ganha mais força do que deveria.

 

Bom, pra isso aqui não ficar muito comprido e ninguém ler,  vou falar só do email do rá-tim-bum e pronto.

Pra variar um pouquinho, nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação etc. ou seja, não são fontes confiáveis.

 

Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil?

 

Bem, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

 

Além disso, existe também uma teoria bem interessante e bem aceita no meio acadêmico como você pode conferir na Revista FAPESP (http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf) que o bordão "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930. "É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. "É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" . "Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: "Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum" . Como isso foi parar no Parabéns a você? "Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.

 

De qualquer forma este tipo de "criação" sempre vai existir, acreditem que tem um igreja de uma cidade vizinha aqui que trocou o parabéns por vembens porque você está "profetizando" pra parar os bens para a pessoa!! Aí, como diz meu pai, tenha a santa paciência, viu!

 

 Provérbios 26:2 - "Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não encontra pouso"

 

Até a próxima!

 

Gustavo Serafim

 

Postado por Edmilson Severino

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Adoração

Muitas pessoas ainda se confundem sobre o que é adorar o Pai em espírito e em Verdade, pessoas ainda não se acham "dignas" de adorar em espírito e em Verdade; Mas quero que você saiba que você nasceu de novo em Cristo para adorar o Pai em espírito e em verdade.

 

As pessoas na época de Jesus tinham dúvidas acerca da adoração, não sabiam aonde adorar, no monte, no templo... e Jesus diz: " é chegada a hora, e a hora vem, que os verdadeiros adoradores adoraram ao Pai em espírito e em verdade. O que podemos entender com isso?

 

Jesus quando disse isso, ainda não tinha morrido, e estava querendo que as pessoas entendessem melhor que, a melhor adoração viria através D'ele em sua ressurreição, pois o cristianismo iniciaria em sua ressurreição, pois com todo o domínio em suas mãos, as pessoas estariam prontas e preparadas para Nele levantar uma verdadeira adoração ao Pai, em espírito (nosso espírito), pois Nele temos uma nova natureza e um espírito recriado, e podemos adorar o Pai em espírito; "Quando nos edificamos por dentro estamos adorando ao Pai". E em Verdade... quando decidimos viver a altura dessa Palavra estamos adorando ao Pai, quando aceitamos através da Palavra quem somos Nele e o que podemos Nele adoramos ao Pai, e sabem por que adoramos a Ele com isso? Porque Ele vê que tudo o que Ele fez não foi em vão e valeu a pena sofrer tudo o que Ele sofreu.

 

Essa é a verdadeira adoração, a adoração que Ele falou que viria, por que com essas realidades estamos prontos e preparados para adorar ao Pai em espírito e em Verdade.

 

Quando andamos com essa consciência e andamos segundo essas verdades, adoramos ao Pai em espírito e em Verdade.

 

Mas daí vocês me perguntam, e a música não é adoração?

 

Pessoa tem focado a adoração pelo simples fato de cantar, se música fosse o foco Jesus diria "e é chegada a hora que os verdadeiros adoradores adoraram o Pai em espírito, Verdade e em música! rsrsrs... a música faz "parte" sim da adoração, afinal Deus diz que NO MEIO DOS LOUVORES ELE HABITA, mas ela tem o seu lugar na adoração, quando andamos segundo os princípios acima, uma canção inspirada por Deus sai dos nossos corações, e somos inspirados por Ele a compor canções, somos inspirados por Ele por novas melodias que COMPLETAM a adoração a Ele em espírito e em Verdade.

 

Grande abraço a todos! E saibam que, a adoração move barreiras.

 

Sucesso em Deus.

 

Por Júnior (Comunidade Batista Shalom)

domingo, 2 de agosto de 2009

Como controlar nosso temperamento

Nosso temperamento é parte permanente de nossa personalidade, e ele ficará conosco do começo ao fim. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta.

Desfrute das riquezas dos pontos positivos de seu temperamento; depois, peça a Deus para ajudá-la a modificar os negativos, para que você se torne mais cheio do Espírito Santo, e mais semelhante a Cristo. Estes pontos negativos que impedem nosso bom relacionamento com Cristo são pecado. Sempre que cedemos a um deles, podemos ter certeza de que entristecemos o Espírito Santo ou o extinguimos. E isso é pecado.

Ser cheio do Espírito Santo é uma necessidade não somente pelo fato de que precisamos do Poder Sobrenatural para uma vida de testemunho cristão, mas também pelo fato de que os temperamentos possuem fraquezas que não podem ser superadas apenas pela força de vontade

Na visão do Senhor Deus o homem não precisa sofrer pelas ciladas que as fraquezas dos temperamentos causam. Ele preparou um meio de superar tais faltas, vencendo-as pelo Enchimento do Espírito. Um homem cheio do Espírito não conhece as fraquezas do temperamento que possui. Em lugar deles, recebe nove forças absolutamente novas e espirituais que lhe garantirão plena força. Os nove gomos do fruto do Espírito são, sem substituto, o remédio Divino e eficaz para as fraquezas dos Temperamentos.


"E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes sede para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." (Efésios 4:30-32).


O homem deve compreender que se não entregar o controle de sua vida (Temperamento) para o Espírito Santo, poderá viver uma vida hipócrita, com máscaras, infeliz e, sobretudo improdutiva.Enquanto abrigarmos o pecado em nosso coração, não poderemos esperar que Ele nos dê vitória sobre as fraquezas.



"Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido" (Salmos 66:18)

É de suma importância que o Espírito Santo assuma o controle da vida do crente. Maravilhosos benefícios estão esperando o crente que deseja ser Cheio do Espírito Santo.


"Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal, pelo contrário, segui sempre o bem, entre vós, e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito." (I Tessalonicenses 5:15-19)


A primeira coisa que temos a fazer é seguir as instruções que nos são dadas em I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."


Toda vez que entristecermos o Espírito Santo ou abafarmos a sua chama, precisaremos confessar o nosso pecado, e depois agradecer a Deus pelo seu perdão e restauração. Sigamos a orientação de Paulo em Efésios 5:18, que nos diz para nos enchermos do Espírito Santo: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito."


Isto significa ser dominado ou controlado pelo Espírito. Um dos mais difíceis aspectos dessa questão da plenitude do Espírito Santo é nossa incapacidade de entender o verdadeiro significado da palavra "cheio".



Temos a tendência de pensar num copo ou recipiente qualquer, mas não é isso que as Escrituras querem dizer quando comparam um crente cheio do Espírito a um bêbado que se acha sob o efeito do vinho. O bêbado não está realmente cheio de vinho; ele é dominado por ele. Seus movimentos vacilantes e hesitantes são desconexos porque ele está dominado pelo álcool.


Da mesma forma, o crente pode ser controlada pelo Espírito Santo. Isto é, ao invés de manifestar as fraquezas de seu temperamento, ela dará o fruto do Espírito - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Mas precisamos nos dispor a largar mão de nós mesmas e sermos controladas por Deus, e fazer de nossa vida aquilo que o Espírito Santo desejar. Temos de pedir a sua plenitude e agradecer a Deus pelo que ele irá realizar em nós, crendo que ele o fará.


Respiração Espiritual

Pela fé você pode continuar a experimentar o amor de Deus e Seu perdão.

Se você percebe que algo em sua vida (atitudes ou ações) desagrada a Deus, mesmo que esteja andando com Ele e sinceramente deseje serví-lo, agradeça a Deus o perdão dos seus pecados - passados, presentes e futuros - mediante a morte de Cristo na cruz. Pela fé receba o amor e perdão de Deus e continue a ter comunhão com Ele.

Se você retomar o trono de sua vida através de algum pecado - o que é um ato definido de desobediência - respire espiritualmente.

Respiração Espiritual

(exalando o que é impuro e inalando o que é puro) é um exercício de fé que permite a você continuar a experimentar o amor e o perdão de Deus.

1. Exale - confesse o pecado - reconheça que este pecado (ou pecados) é errado e desagrada a Deus e agradeça-lhe pelo seu perdão, de acordo com

1 João 1:9 <http://www.biblegateway.com/passage/?search=1%20john%201:9;&version=37;> e Hebreus 10:1-25 <http://www.biblegateway.com/passage/?search=hebrews%2010:1-25;&version=37;>. A confissão também envolve arrependimento - uma mudança de atitude que gera um mudança de ação.

2. Inale - submeta o controle de sua vida a Cristo e pela fé aproprie-se da plenitude do Espírito Santo. Confie em que agora Ele o dirige e fortalece de acordo com a ordem de

Efésios 5:18 <http://www.biblegateway.com/passage/?search=ephesians 5:18;&version=37;>, e a promessa de 1 João 5:14,15 <http://www.biblegateway.com/passage/?search=1%20john%205:14,15;&version=37;>.

http://www.greatcom.org/portugues/spirit.htm

O Temperamento Cheio do Espírito Santo

Ser cheio do Espírito Santo, não é somente recebe o poder sobrenatural para operação de maravilhas em Nome do Senhor ou autoridade para testemunhar de modo magnífico. Ser cheio do Espírito é, sobretudo encher-se das qualidades e forças do Espírito Santo que devem demonstrar que somos de Cristo e não somente falamos em Nome dele. Ser cheio do Espírito é manifestar ao mundo as características do caráter de Cristo. Ser cheio é permitir que através de nós o mundo veja a pessoa bendita do Senhor Jesus.

1. Ser cheio do Espírito é um mandamento para todos

- Efésios 5:17-21

Todos os crentes devem ser cheios do Espírito Santo. Não é opção, é mandamento.


2. Ser cheio do Espírito não é a mesma coisa que senti-lo


Podemos sentir o Espírito Santo. Especialmente quando Ele se move na igreja.

Mas sentir o Espírito Santo e ser cheio Dele são fatos separados.

Sentir - diz respeito à alegria de perceber, espiritualmente Sua presença e atuação.

Ser cheio - diz respeito a ser um instrumento humano para demonstrar ao mundo como Jesus Cristo é.

Sentir é herança dos filhos.

Ser cheio implica em uma atuação ao mundo e às pessoas.

Alguém deve ser considerado cheio do Espírito Santo não quando demonstra sentir a presença Dele, mas quando apresenta o fruto do Espírito em sua vida diária.

3. Ser cheio do Espírito Santo é ver em si mesmo as fraquezas do temperamento serem vencidas


Como já foi observado, a fraqueza de cada temperamento pode ser vencida pelo controle do Espírito Santo. Para cada fraqueza do Colérico o Espírito Santo tem uma maravilhosa virtude para compensar e vencer a fraqueza.

Ser cheio do Espírito é o modo maravilhoso que o Senhor Deus escolheu para imprimir no crente a personalidade de Seu Filho Jesus. Nascemos do primeiro Adão e carregamos todos os seus defeitos e virtudes. Agora Deus quer que sejamos semelhantes ao segundo Adão, e espera de forma especial que tenhamos as virtudes deste segundo Adão que é Cristo.

4. Ser Cheio do Espírito Santo é manifestar o Fruto do Espírito


É pelo fruto que se conhece a árvore. Isto nos ensinou o Senhor Jesus. Se formos de Cristo então todos esperarão frutos dignos da árvore a que pertencemos.

Ser Cheio do Espírito é possuir este fruto. É não ser uma figueira seca, mas, com fruto. Fruto que demonstra a todos nossa origem.

http://br.share.geocities.com/pedraviva2001/temperamentos.htm

http://www.cantacuritiba.kit.net/mulher/temperamento.htm

Enviado por Rubiana de Oliveira

Os Defeitos (fraquezas) dos Quatro Temperamentos

Observamos as Virtudes dos quatro temperamentos. Quando controladas pelo Espírito Santo estas forças aparecem e fazem da pessoa uma bênção no mundo. Agora observemos as fraquezas dos temperamentos. Lembre-se que o Espírito Santo, quando permitido pelo homem, opera grande auxílio e controle das fraquezas. Ao ver as fraquezas do seu temperamento não se ponha em desânimo, mas conte com a ajuda do Espírito.

Os Defeitos (fraquezas) do Sanguíneo

1. Freqüentemente ele é pouco prático e desorganizado

2. É agitado e turbulento

3. É geralmente indisciplinado

4. É pusilânime

5. Está pronto a correr em toda direção sem analisar o quadro todo

6. Tem uma incrível dificuldade de dizer não

7. Adora agradar

8. Não conhece suas limitações

9. É perito em começar as coisas e não termina-las

10. Não é um observador de horários

11. Tende a se esquecer com certa facilidade de compromissos e decisões que tomou

12. É fraco em sua vontade. Decide rápido, mas nem sempre mantém a decisão

13. Não é homem leal e resoluto

14. É egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos

15. Possui uma instabilidade emocional

16. Desanima com facilidade, mesmo sendo um temperamento alegre. Isto se deve a emotividade

17. Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas

18. Sente pena de si mesmo - Autocomiseração

19. Sua natureza ardente pode leva-lo a explodir em ira, mas depois de tê-lo feito esquecerá de tudo

20. Se arrepende com facilidade e prontamente pedirá perdão

21. No campo espiritual o Sangüíneo se arrepende inúmeras vezes pelo mesmo pecado

22. É o temperamento mais tendente a lascívia devido a sua instabilidade emocional

23. É de vontade fraca

As maiores necessidades espirituais básicas do Sr. Sangüíneo são:

1. Abstinência ou autocontrole

2. Paciência

3. Fé

4. Paz

5. Bondade

As Fraquezas do Colérico

1. Insensibilidade com os outros - Não se importa de verdade com as pessoas

2. Ira

3. Impetuosidade

4. Auto-suficiência

5. Seus sonhos são muito mais importantes do que tudo

6. Tem uma disposição violenta - muito de sua energia é gerada por esta disposição

7. Explode com facilidade em ira e guarda rancor

8. Sabe-se que é muito vingativo

9. É tendente a ter úlcera (antes dos 40 anos)

10. Entristece o Espírito Santo com sua amargura, ira e rancor

11. Existe uma estranha crueldade no Colérico que o faz passar por cima de todos para atingir seu objetivo

12. Tende a infligir regras para atingir seus objetivos

13. Sua vontade forte o faz lançar-se em muitas iniciativas e se arrepende posteriormente

14. Mas é obstinado e será capaz de continuar até o fim

15. Dificilmente pedirá desculpas e ter que pedir perdão é algo que definitivamente não lhe agrada

16. Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas)

17. Sua ira nem sempre se manifesta em explosão mais de modo elaborado

18. Por ser autoconfiante pequenas vitórias lhe são verdadeiros castelos de orgulho

19. É arrogante e prepotente e os outros tendem a detesta-lo por isso

20. Embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros

21. O colérico vendo a antipatia dos demais, tende a concluir que nada do que faz está satisfazendo os outros

22. Sua disposição auto-suficiente faz com que ele não necessite de ninguém, nem mesmo de Deus

23. Tende a considerar que suas realizações compensem seus erros na trajetória na conquista de seus objetivos

De todos os temperamentos, é o que provavelmente tenha o maior número de necessidades espirituais. Estas necessidades basicamente são:

1. Amor

2. A Paz

3. A bondade

4. A paciência

5. A humildade

6. A benevolência

As Fraquezas do Melancólico

1. É egocêntrico em extremo

2. É extremamente inclinado à auto-análise

3. Preocupam-se excessivamente pela sua condição física

4. Tudo que atinge o melancólico é de importância capital para ele. Tudo mesmo

5. Tende a ser hipocondríaco

6. Sua característica egocêntrica pode lhe arruinar a vida

7. Sua natureza sensível leva-o a se ofender com grande facilidade

8. É inclinado a ser desconfiado e dado a "suposições desfavoráveis"

9. Em casos agudos desenvolve um complexo de perseguição

10. Por ser analítico e perfeccionista tende com facilidade a ser pessimista

11. Se concentra muito mais nos problemas do que na vitória

12. Um problema para ele pesa muito mais do que o bem conquistado

13. Ele acha que o resultado final de um projeto não corresponderá o esperado

14. Analisa quase tudo com base nas decepções do passado e tende a concluir que irá se decepcionar de novo

15. Esta visão pessimista o torna inseguro e temeroso porque não deseja se decepcionar

16. Tende a ser crítico como nenhum outro temperamento

17. Espera sempre a perfeição dos outros e se zanga quando não é correspondido nisto

18. Faz tempestades num copinho d'água, pois um detalhe se torna para ele um gigante

19. Tende a considerar os outros que não estão nos seus elevados padrões de perfeição como seres inferiores de mente, e por isso tende ao desprezo dos seus semelhantes

20. Ele é muito crítico com os outros, mas mais ainda consigo mesmo

21. Escolhe muito no namoro, pois analisa o (a) pretendente por meio dos seus elevados padrões de perfeição

22. Muda de humor como ninguém. Ora feliz, ora depremidíssimo

23. Em períodos difíceis fica sombrio e infeliz, o que lhe é muito perigoso

24. Pelo seu desalento, aparentemente sem razão, causa irritação nos outros

25. Ele será evitado por outros nestes momentos e sua natureza sensível o abaterá mais ainda

26. Esta disposição sombria está relacionada com seu egocentrismo. O melancólico deveria dar mais atenção ao louvor à pessoa de Deus. Ele terá no louvor a cura para seu egocentrismo

27. Ele foge da realidade pela prática do devaneio

28. Se prende ao passado para se aliviar do presente, e isto lhe leva a mais perigos da alma

29. A fuga lhe é constante e tal atitude lhe paralisa toda a vontade

30. Tem forte inclinação a ser vingativo

31. Dentro de si mesmo julga muito difícil perdoar a ofensa recebida

32. Exteriormente parece calmo e sossegado, mas interiormente é turbulento e uma animosidade às vezes insana reside nele

33. Pode alimentar este desejo de vingança por muito tempo, mesmo não colocando em prática

34. Ele pode destruir um projeto lindo que ele concorde só porque alguém do grupo ou líder o ofendeu alguma vez no passado

35. Se não controlado pelo Espírito, o que resulta num dos mais habilidosos e produtivos temperamentos, tenderá a desenvolver um comportamento neurótico, desanimado que nem se diverte, nem é tolerado pelos outros

Os melancólicos devem se lembrar que muitos dos mais importantes personagens da Bíblia foram notoriamente melancólicos. As necessidades espirituais básicas dos melancólicos são:

1. O amor

2. A alegria

3. A paz

4. A bondade

5. A fé

6. O autocontrole

As Fraquezas do Fleumático

1. É moroso

2. É indolente

3. Parecem quase sempre "arrastando o pé", pois se sente ressentido em ser forçado à ação

4. Faz o mínimo necessário, pois sua falta de motivação é notória

5. Não tem iniciativa. Não porque não seja capaz, mas porque considera trabalho excessivo

6. É capaz de provocar à ira de quem o quer incentivá-lo

7. Para um sanguíneo entusiasmado, se mostra indiferente e gélido. Para um melancólico pessimista se mostra otimista e enerva melancólico. Para o colérico cheio de projetos derrama um balde de água fria.

8. É egoísta, mas com o passar dos tempos aprende a disfarçar seu egoísmo

9. É obstinado. Rejeita mudanças ao seu redor, pois o forçará a sair do lugar e mexer-se

10. É indeciso. Não por falta de inteligência, mas por considerar que seu plano é mais adequado

11. Sua indecisão se deve também ao fato que ele não deseja pagar o preço em se envolver em algo que pode dar errado ou que lhe exigirá muito de si

12. É tendente a crítica, mas se reserva a faze-la publicamente, mas sim em ambiente fechado

As maiores necessidades do Sr. Fleumático consiste em:

1. Amor

2. Bondade

3. Docilidade

4. Temperança

5. Fé

Nos próximos dias estudaremos sobre como deixar nosso temperamento ser controlado pelo Espirito Santo. Eu espero que este estudo ajude a todos a se conhecer melhor e também ao seu próximo.

Que cada dia mais possamos colocar em prática tudo aquilo que Deus tem falado aos nossos corações.

Não se preocupem se em algum momento perderem uma batalha isso não significa que a guerra esta perdida, somos seres humanos sujeitos a erros, é por isso que temos necessidade da Graça e da misericórdia de Deus.

Amados e queridos irmaõs fiquem com Deus.

Até a próxima

Enviado por Rubiana de Oliveira