Categorias

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O que é ser testemunha?

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Atos 1:8

Jonatas, meu querido irmão em Cristo, agradeço muito a Deus por sua vida, pois através de você, o Senhor me deu esta Palavra que agora compartilho com os nossos irmãos. Caso não se recorde, no dia 15 deste mês você nos enviou um desafio a partir deste versículo de Atos dos Apóstolos para que buscássemos a definição da palavra “testemunha”. Pois bem, meu querido, eu aceitei o seu desafio e estou me sentindo abençoado por isso. Que Deus o abençoe grandemente, e continue te usando mais e mais a cada dia para elevação do nome de Jesus Cristo através da presença do Espírito Santo em sua vida!

Irmãos, esta semana li em “Ele escolheu os cravos”, de Max Lucado, uma mensagem que me tocou fortemente sobre as variadas e improváveis formas que o Senhor utiliza para falar conosco. Max fala da mensagem escrita por Pilatos na cruz de Jesus “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”. Pilatos foi o governador que lavou as mãos perante o clamor do povo que pedia a crucificação de Jesus, entregando-O à morte. Max Lucado nos convida a pensar nas palavras do ladrão que foi crucificado ao lado de Cristo:

“(...) Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.” Lucas 23:42

E nos faz refletir: como aquele ladrão poderia saber quem era Jesus? O mais provável é que seja porque isto estava escrito em Sua cruz, e em três idiomas – latim, grego e hebraico – de maneira que todos poderiam ler. E o ladrão? Salvou-se? A resposta está no versículo seguinte:

“Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:43

Então temos um governador omisso que entrega Jesus Cristo à morte, mas escreve em Sua cruz uma identificação pela qual se valeu um ladrão para se arrepender e alcançar sua salvação. Ainda tem alguma dúvida de que Deus pode utilizar quem e o que Ele quiser para agir em nossas vidas?

Eu não tenho e, por isso mesmo, creio que o Senhor neste momento quer usar o dicionário para nos ajudar a compreender Sua mensagem. Segundo o Michaelis on-line, esta é a definição de “testemunha”:

tes.te.mu.nha
sf (der regressiva de testemunhar) 1 Dir Pessoa que assiste a determinado fato contestado, ou dele tem conhecimento, e é chamada a juízo a fim de depor desinteressadamente sobre o que souber a respeito desse fato. 2 Coisa que atesta a verdade de algum fato. 3 Pessoa que assiste a certos atos para os tornar autênticos e valiosos. 4 Pessoa que presencia um fato qualquer; espectador. (...) T. instrumentária: a que assiste à lavratura e assinatura ou simplesmente à assinatura de um ato escrito, público ou particular e, pela sua assinatura, aposta no instrumento, confirma e garante a veracidade ou autenticidade do fato. T. numerária: a que, no juízo criminal, sob palavra de honra, se compromete a dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado. (...) Ser testemunha: assistir, presenciar, ser presente.

Caso deseje consultar na íntegra, este é o link usado como fonte de pesquisa:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=testemunha&CP=163939&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10

Note a definição nº 1. Nós temos a graça, o privilégio de conhecer a verdade!

“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

E temos que dar testemunho àqueles que a contestam por não terem esta ciência. O dicionário diz que a testemunha depõe “desinteressadamente” no sentido de que não haverá nada em troca materialmente falando, como uma recompensa em dinheiro, por exemplo. Não mesmo. Nossa recompensa em Deus tem valor eterno. Mesmo assim, nosso Deus é tão maravilhoso que não se contenta em nos dar “somente” a vida eterna:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

Aleluias! Que Pai é esse! Que Deus maravilhoso! Já imaginou o que Ele tem para Sua vida? Não? Paulo já previa isso:

“(...) nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” I Coríntios 2:9

Que felicidade tenho em meu coração por servir ao Pai!

Que Deus nos abençoe!


Por Edmilson Severino

Nenhum comentário: