Categorias

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Breve Diferenciação entre Caráter, Personalidade e Temperamento

Acredito que seja importante o conhecimento do que é Carater, Personalidade e Temperamento, para que no decorrer deste estudo não haja confusão na distinção entre um e outro.
 
O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a "essência secreta do coração". É o resultado do temperamento natural burilado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.

O dicionário define CARATER como sendo o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole...Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa.Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.

O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.

A personalidade é o sentimento externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.

Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco.

A palavra temperamento deriva do latim "temperamentum" e significa "uma mistura em proporções". É a mesma derivação de tempero e temperança.

temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.
 
 
http://yuzuru.wordpress.com/2006/12/02/o-que-e-o-temperamento/

Enviado por Rubiana de Oliveira

Nenhum comentário: